SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234A Rbep e as políticas educacionaisAvaliação educacional: tratamento do tema na Rbep no período de 1998 a 2010 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

VELLOSO, Jacques. O financiamento da educação na Rbep: temas dos últimos 15 anos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.353-371. ISSN 2176-6681.

Trata dos artigos sobre financiamento da educação publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) durante os últimos 15 anos. Discute a agenda de estudos sobre financiamento da educação no plano internacional e busca situar os artigos publicados no âmbito desta agenda. Constatou que os sistemas públicos de ensino receberam grande atenção entre os artigos publicados, assim como ocorreu com o conjunto das esferas de governo: União, Estados e municípios. Entre os temas que dizem respeito a todos os três níveis de ensino e às três esferas de governo, destacou-se a vinculação constitucional de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino, mas questões referentes à equidade e à eficiência, bastante presentes naquela agenda, não foram bem contempladas nos artigos da Rbep.

Palavras-chave : Financiamento da Educação; Sistemas Públicos de Ensino; Verbas para Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; Despesas e Receitas; Equidade e Eficiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )