SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234O financiamento da educação na Rbep: temas dos últimos 15 anosEducação superior em pauta: balanço das publicações na Rbep no período 1997-2011 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SOUSA, Sandra M. Zákia L.. Avaliação educacional: tratamento do tema na Rbep no período de 1998 a 2010. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.372-388. ISSN 2176-6681.

Tendo como referência 22 artigos que tratam do tema avaliação educacional, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período de 1998 a 2010, destaca as características dessas produções e identifica focos privilegiados pelos autores no tratamento do tema. Evidencia a diversidade de abordagens, objeto dos artigos, no entanto, constata recorrência das que dizem respeito às iniciativas de avaliação do governo federal direcionadas à educação básica ou ao ensino superior, sendo parte dessa produção de autoria de profissionais que ocupavam, à época de sua publicação, funções na estrutura organizacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou atuavam como assessores na referida instituição. Ao realçar contribuições propiciadas pela Revista para estudo do tema avaliação educacional, o texto alerta para a oportunidade de o periódico vir a induzir a divulgação de artigos que abarquem diferentes referenciais analíticos.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Avaliação da Educação Básica; Avaliação do Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )