SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234Avaliação educacional: tratamento do tema na Rbep no período de 1998 a 2010Ações afirmativas e educação superior no Brasil: um balanço crítico da produção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CUNHA, Maria Isabel da. Educação superior em pauta: balanço das publicações na Rbep no período 1997-2011. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.389-400. ISSN 2176-6681.

Faz um balanço dos 16 artigos presentes na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) que têm o tema da educação superior como objeto, tomando como referência os últimos 15 anos (1997-2011). Numa primeira leitura, foi feita a análise dos textos tendo em vista o ano em que foram veiculados, a origem regional geográfica e a tipologia em que se enquadram. Ampliando o exercício analítico, foram criadas sete categorias que estariam abrigando a natureza temática das publicações: perspectiva histórica e política; avaliação institucional; perspectiva sociológica; processos de inclusão/exclusão e o vestibular; trajetórias de formação e acompanhamento; formação e trabalho docente; currículo e formação profissional. Foi possível perceber a relação entre as temáticas e os movimentos produzidos pelas políticas públicas para a educação superior, bem como a presença da produção intelectual oriunda da pós-graduação em educação. O campo da educação superior é polissêmico e se desdobra em múltiplas possibilidades de abordagem.

Palavras-chave : Educação Superior; Produção Intelectual; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )