SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234Educação superior em pauta: balanço das publicações na Rbep no período 1997-2011Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SANTOS, Jocélio Teles dos. Ações afirmativas e educação superior no Brasil: um balanço crítico da produção. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.401-422. ISSN 2176-6681.

Nos últimos anos, várias universidades públicas brasileiras instituíram um novo sistema de ingresso nos cursos de graduação. O sistema de cotas ou as ações afirmativas para estudantes negros, indígenas e oriundos do sistema público de ensino passou a ser um mecanismo de promoção de grupos e populações sub-representadas nas instituições de ensino superior. Este artigo analisa a introdução dessas ações tendo como foco a produção intelectual existente e os artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep).

Palabras clave : Ações Afirmativas; Ensino Superior; Produção Intelectual; Rbep.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )