SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234Educação superior em pauta: balanço das publicações na Rbep no período 1997-2011Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SANTOS, Jocélio Teles dos. Ações afirmativas e educação superior no Brasil: um balanço crítico da produção. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.401-422. ISSN 2176-6681.

Nos últimos anos, várias universidades públicas brasileiras instituíram um novo sistema de ingresso nos cursos de graduação. O sistema de cotas ou as ações afirmativas para estudantes negros, indígenas e oriundos do sistema público de ensino passou a ser um mecanismo de promoção de grupos e populações sub-representadas nas instituições de ensino superior. Este artigo analisa a introdução dessas ações tendo como foco a produção intelectual existente e os artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep).

Palavras-chave : Ações Afirmativas; Ensino Superior; Produção Intelectual; Rbep.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )