SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234Ações afirmativas e educação superior no Brasil: um balanço crítico da produçãoA produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GATTI, Bernardete A.. Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.423-442. ISSN 2176-6681.

Apresenta uma análise dos trabalhos sobre formação de professores e aspectos de sua profissionalização, publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 22 números editados entre 1998 e 2011, perfazendo 38 artigos, classificados e estudados em sete subtemas, a saber: história da educação; política de formação e contexto social; formação inicial e profissionalização docente; formação a distância; trabalho docente; formação continuada; temas variados. Verifica-se que a contribuição dos artigos é altamente relevante, trazendo perspectivas de compreensão da formação e do trabalho docente sob diversas óticas, o que é o papel da pesquisa, e, com isso, favorecendo que gestores possam se apropriar desses conhecimentos para o delineamento e implementação de políticas nessa área. Restam as questões do diálogo entre gestores e a pesquisa educacional.

Palavras-chave : Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Formação de Professores; Licenciaturas; Trabalho Docente; Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )