SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011A alfabetização e o ensino fundamental: um balanço dos estudos no período de 1998 a 2011 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ANDRE, Marli  e  CRUZ, Giseli Barreto da. A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.443-462. ISSN 2176-6681.

O texto foi estruturado em três partes. Inicialmente faz-se uma discussão sobre o movimento de constituição do campo da Didática no Brasil, tomando como referência resultados de pesquisas e dados de estados da arte. Discutem-se ainda questões polêmicas, como a da dispersão versus diversificação temática nas produções do campo, assim como a dificuldade de concretização da Didática Fundamental versus a negação da Didática Instrumental. Na segunda parte são apresentados os textos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) e uma contextualização do período em que foram produzidos esses trabalhos. Na terceira parte são discutidos os resultados da análise, organizados em quatro eixos: a Didática enquanto campo de estudos; a Didática enquanto disciplina de cursos de formação docente; conhecimentos didáticos nas práticas didáticas em contextos escolares e não escolares; temas correlatos à Didática. Nas conclusões são retomados os questionamentos relativos às tensões presentes no campo.

Palavras-chave : Didática; Conhecimento Didático; Produção Didática; Textos da Rbep.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )