SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)Ensino de ciências e de matemática: resenhas e reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Aida Maria Monteiro  e  PORTO, Zélia Granja. A alfabetização e o ensino fundamental: um balanço dos estudos no período de 1998 a 2011. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.463-485. ISSN 2176-6681.

Apresenta um balanço da produção científica de temáticas de ensino fundamental e alfabetização em 22 artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período de 1998 a 2011. Tem como objetivo identificar as tendências e as características dos estudos e a relação com o contexto social, econômico e político do País nessas décadas. Foi possível identificar o tema predominante no debate educacional e presente na produção examinada - educação de qualidade como direito de todos e os processos de universalização do acesso. A partir da análise dos artigos, três grandes categorias em torno das quais se organiza a produção em estudo sintetizaram aspectos privilegiados conforme seu aparecimento nos artigos: 1) o acesso e a qualidade do ensino fundamental e os diagnósticos sobre as políticas educacionais; 2) a alfabetização e o letramento; 3) temáticas emergentes que perpassam o ensino fundamental.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Alfabetização; Qualidade da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )