SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número234Ensino de ciências e de matemática: resenhas e reflexõesA filosofia da educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BONTEMPI JR, Bruno. A história da educação na Rbep (1999-2011). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.234, pp.502-518. ISSN 2176-6681.

Trata-se de exame dos artigos de história da educação publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre os anos de 1999 e 2011. Tem como objetivos: inventariar os temas principais, os períodos históricos tratados, os modos e critérios de periodizar, o léxico conceitual e os referenciais de análise presentes; relacionar esses caracteres ao perfil do periódico e aos padrões atuais de escrita, publicação e circulação dos resultados da pesquisa acadêmica na pós-graduação brasileira; ponderar sua representatividade no quadro das tendências apontadas pela historiografia e nos balanços, bem como o modo pelo qual respondeu às mudanças quantitativas e qualitativas conhecidas, desde meados de 1980, na história da educação praticada no Brasil. Conclui-se que o conjunto expressa algumas das características da atual historiografia da educação brasileira, mas não a espelha integralmente, pela incidência da ação seletiva e interveniente do campo educacional e do próprio periódico, para os quais a história da educação é um dos modos de abordagem de temas definidos no espectro dos problemas da educação.

Palavras-chave : Historiografia da Educação; Periódicos; Pesquisa em Pós-Graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )