SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número235Sistema e Plano Nacional de Educação: notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamentoA reflexão e a ação vistas a partir de práticas psicoeducativas em pesquisas interventivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. A formação como “tessitura da intriga”: diálogos entre Brasil e Portugal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.579-593. ISSN 2176-6681.

Problematiza a formação de professores(as), buscando sentidos de uma epistemologia de formação que incorpore a vida dos sujeitos, em toda sua complexidade existencial, como componente fundamental do processo formativo. Em um contexto de investigação-formação, tomamos as biografias educativas de seis professoras em Portugal e seis no Brasil como uma alternativa na tematização da vida como espaço/tempo de formação. No desenvolvimento, encontramos vestígios de que o processo formador se torna inteligível em uma perspectiva que entretece os diferentes episódios em tessitura, onde as intrigas são articuladas na experiência narrativa. Reafirmamos, também, a docência como “lugar de memória” e a contribuição do registro da história de vida, transformando biografia em herança.

Palabras clave : Formação de Professores(as); História de Vida; Experiência Narrativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )