Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. A formação como “tessitura da intriga”: diálogos entre Brasil e Portugal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.579-593. ISSN 2176-6681.
Problematiza a formação de professores(as), buscando sentidos de uma epistemologia de formação que incorpore a vida dos sujeitos, em toda sua complexidade existencial, como componente fundamental do processo formativo. Em um contexto de investigação-formação, tomamos as biografias educativas de seis professoras em Portugal e seis no Brasil como uma alternativa na tematização da vida como espaço/tempo de formação. No desenvolvimento, encontramos vestígios de que o processo formador se torna inteligível em uma perspectiva que entretece os diferentes episódios em tessitura, onde as intrigas são articuladas na experiência narrativa. Reafirmamos, também, a docência como “lugar de memória” e a contribuição do registro da história de vida, transformando biografia em herança.
Palavras-chave : Formação de Professores(as); História de Vida; Experiência Narrativa.