SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número235A formação como “tessitura da intriga”: diálogos entre Brasil e PortugalA neutralização das discriminações por meio da educação da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

WALCKOFF, Simone Dalla Barba  e  SZYMANSKI, Heloisa. A reflexão e a ação vistas a partir de práticas psicoeducativas em pesquisas interventivas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.594-611. ISSN 2176-6681.

Este estudo investigou três práticas psicoeducativas elaboradas e utilizadas em pesquisas interventivas realizadas em uma mesma comunidade pelo Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional à Família, Escola e Comunidade (Ecofam), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP. Realizaram-se leituras dos relatos dos procedimentos utilizados durante o período de 2004 a 2006, buscando compreender como as práticas se apresentavam e quais as consequências da sua aplicação para os que dela participaram, tendo como pano de fundo a interrogação a respeito da possibilidade de convocação para a ação à luz do pensamento de Hannah Arendt. A análise dos relatos e as reflexões trazidas por Hannah Arendt sugerem a necessidade de uma relativização do pensamento concernente ao fim último das intervenções realizadas na comunidade, qual seja a ação, compreendida, segundo Arendt, como a iniciação de um novo movimento.

Palavras-chave : Ação; Reflexão; Pesquisa Interventiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )