SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número235A neutralização das discriminações por meio da educação da criançaHistoria desde el cine (y con la literatura) para la educación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GALVAO, Afonso; CAMARA, Jacira  e  JORDAO, Michelle. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.627-644. ISSN 2176-6681.

Explora o tema estratégias de aprendizagem e revisa algumas pesquisas sobre a aprendizagem de estudantes universitários de diversos cursos de graduação. Especificamente, focaliza-se o estudo individual deliberado, a lei da potência de aprendizagem, estratégias individuais de estudo, a dimensão superficialidade-profundidade e as influências da avaliação no estudo individual. O estudo conclui que estudantes de graduação utilizam estratégias superficiais, qualitativa e quantitativamente ineficientes, que tendem a ser influenciadas pelo tipo de aula que vivenciam e pela dinâmica curricular que orienta a ação pedagógica nos cursos de graduação. Para superar isso é necessário que se estabeleça uma nova cultura de ensino e aprendizagem que leve em conta o modo como experts aprendem.

Palavras-chave : Expertise; Metacognição; Autorregulação; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )