SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número235Historia desde el cine (y con la literatura) para la educaciónPrograma de Formação Interdisciplinar Superior: um novo caminho para a educação superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Ani Martins; CYMROT, Raquel  y  D'ANTINO, Maria Eloisa Famá. Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.667-697. ISSN 2176-6681.

Tematiza a inclusão, no ensino superior, de graduandos com deficiência, com vista a oferecer subsídios para a implementação de ações afirmativas e política institucional favorecedoras do aprimoramento das condições de permanência desse alunado na universidade. Foca a investigação no mapeamento e análise das demandas didáticopedagógicas do corpo docente de uma universidade particular paulista, para atender às demandas pedagógicas específicas do corpo discente com deficiência. Os dados foram coletados em dois campi da universidade, por meio de questionário, e posteriormente tabulados, consolidados e analisados (análise estatística e descritiva). Os resultados apontam para a necessidade de se instituir um serviço de apoio à comunidade que possa congregar as ações existentes, mas que se encontram dispersas, em especial aquelas relativas à inclusão social baseada em atitudes favoráveis à diversidade humana.

Palabras clave : Ações Afirmativas; Ensino Superior; Graduando com Deficiência; Inclusão; Demandas Docentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )