SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número235A expansão das fronteiras da educação pública superior: uma análise da experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul em Laranjeiras do SulPolíticas públicas de ações afirmativas para ingresso na educação superior se justificam no Brasil? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

AMARAL, Wagner Roberto  y  BAIBICH-FARIA, Tânia Maria. A presença dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: trajetórias e pertencimentos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.818-835. ISSN 2176-6681.

Analisa as trajetórias dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná, ingressantes pelo Vestibular dos Povos Indígenas. Demonstra que a permanência desses sujeitos no ensino superior somente se faz possível mediante a efetivação de um duplo pertencimento acadêmico e étnico-comunitário. Resultado de pesquisa realizada junto aos acadêmicos indígenas, reconhece o ineditismo da experiência paranaense iniciada nesta década e sinaliza sua consolidação por meio da efetiva atuação do Estado, das universidades públicas e das comunidades indígenas.

Palabras clave : Ensino Superior; Ações Afirmativas; Povos Indígenas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )