SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número235Políticas públicas de ações afirmativas para ingresso na educação superior se justificam no Brasil?Entendendo raça e racismo: por uma educação racialmente crítica e antirracista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, Sidney Reinaldo  y  NEGRAO, Mário. Normatividade, políticas públicas educacionais e a questão racial no Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.864-882. ISSN 2176-6681.

Investiga a questão das cotas raciais nas políticas públicas de educação no Brasil, na perspectiva da normatividade. Num primeiro momento, são definidos a normatividade e seus âmbitos. Posteriormente é retomado um quadro teórico para se pensar o nexo entre democracia e direito como base para se analisar a relação entre políticas públicas e normatividade, especialmente no caso de políticas de ação afirmativa que envolvem o critério étnico. A partir da análise de uma situação concreta de debate normativo no Brasil, o texto aponta para a tendência atual da discussão em torno das políticas de cotas e indica os principais marcos normativos que se despontam em nosso País.

Palabras clave : Políticas Públicas Educacionais; Cotas Raciais; Normatividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )