SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.93 número235Normatividade, políticas públicas educacionais e a questão racial no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

GLASS, Ronald D.. Entendendo raça e racismo: por uma educação racialmente crítica e antirracista. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2012, vol.93, n.235, pp.883-913. ISSN 2176-6681.

Discute premissas subjacentes a perspectivas sobre raça e permite uma abordagem mais estratégica para transformar o racismo. Define cinco posições - supremacia racial, cegueira racial, sensibilidade racial, crítica racial e antirracista - que sugerem um caminho de desenvolvimento moral e político que pode guiar o trabalho nas escolas e na sociedade para superar o racismo. O objetivo da análise não é atribuir culpa ao passado ou ao presente; ao contrário, é fornecer uma estrutura para apoiar a responsabilidade e a prestação de contas individual e coletiva que pode levar à implementação de um grau maior de justiça. A educação racialmente crítica e antirracista une as pessoas à história de lutas por justiça e une umas às outras para as próximas lutas, criando assim o sonho de uma democracia justa mais perto de se tornar realidade.

Palabras clave : Raça; Racismo; Educação Antirracista.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )