SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Anísio Teixeira e a psicologia: o valor da mensuração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CARDOSO, Silmara Fátima. Diários de viagem de Anísio Teixeira: razões e sentidos de uma escrita de “si” e do “outro”. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.11-31. ISSN 2176-6681.

Tem por pretensão analisar dois diários produzidos por Anísio Teixeira em suas viagens à Europa em 1925 e aos Estados Unidos em 1927. O viajante lança mão da escrita diária para registrar o cotidiano a bordo, ações de sujeitos, aspectos das cidades, suas reflexões em relação à vida, a si, à política, à educação, à religião católica, à América, além dos objetivos e propósitos de suas viagens. Utilizando esses diários como fonte privilegiada de estudo, a autora busca compreender como Anísio Teixeira representa e projeta na sua escrita uma imagem de “si” e do “outro” e explicita estar consciente das dificuldades em analisar e interpretar essas fontes, já que, conforme afirma Umberto Eco, “um texto é um universo indefinidamente aberto em que o intérprete pode descobrir interligações infinitas”, sendo a linguagem “incapaz de apreender um sentido único e preexistente”.

Palavras-chave : Diários de Viagem; Representações de “Si” e do “Outro”; Anísio Teixeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )