SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Diários de viagem de Anísio Teixeira: razões e sentidos de uma escrita de “si” e do “outro”Ensino de filosofia e cidadania: uma abordagem a partir de Gramsci índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BORTOLOTI, Karen Fernanda  e  CUNHA, Marcus Vinicius da. Anísio Teixeira e a psicologia: o valor da mensuração. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.32-52. ISSN 2176-6681.

Analisa as ideias e a atuação de Anísio Teixeira nos anos 1920 e 1930, focalizando as suas concepções acerca do valor da mensuração para a renovação educacional no Brasil. Considerando que o pensamento e as práticas de Teixeira devem ser compreendidos no contexto em que se desenvolveram, apresenta um histórico da inserção dos saberes psicológicos na educação, com especial atenção para a adesão do movimento escolanovista à Psicometria. Conclui que, ao defender o uso da mensuração, Teixeira se manteve fiel à meta da Escola Nova que exigia diagnosticar cientificamente o universo escolar, o que se fazia necessário para responder à crescente demanda por escolarização e às deficiências das instituições de ensino brasileiras.

Palavras-chave : História da Educação Brasileira; Escola Nova; Anísio Teixeira; Psicologia; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )