SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Anísio Teixeira e a psicologia: o valor da mensuraçãoÉtica na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVEIRA, Renê José Trentin. Ensino de filosofia e cidadania: uma abordagem a partir de Gramsci. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.53-77. ISSN 2176-6681.

Pretende discutir a relação entre ensino de Filosofia e preparo para a cidadania. Inicialmente, procura-se identificar e problematizar a concepção oficial dessa relação por meio do exame da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio. Verifica-se nesses documentos a presença de uma concepção liberal de cidadania, entendida como exercício consciente de direitos e deveres e como preparo para o ingresso no mercado de trabalho, em nome da qual se justifica, do ponto de vista oficial, a inclusão obrigatória da Filosofia no currículo. Num segundo momento, busca-se contrapor a esta noção de cidadania uma outra, fundamentada em Antonio Gramsci, para quem uma escola verdadeiramente democrática deve ser capaz de transformar todo cidadão em governante. Finalmente, discutem-se algumas implicações dessa noção gramsciana da cidadania para a prática do ensino da Filosofia.

Palavras-chave : Antonio Gramsci; Filosofia; Filosofia e Educação; Cidadania; Cidadania e Educação; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )