SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Ensino de filosofia e cidadania: uma abordagem a partir de GramsciSignificados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

OLIVEIRA, Renato José de; MENEZES, Andrea Penteado de; ALVES, Cristina Nacif  y  AMARAL, Daniela Patti do. Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.78-96. ISSN 2176-6681.

Retrata estudo de caso feito em uma escola pública municipal, no Rio de Janeiro, a respeito da visão de ética dos alunos de oitavo e nono anos. O objetivo foi traçar um perfil que sirva de orientação para investigações posteriores que tenham como objeto o trabalho com a ética no ensino fundamental. O estudo foi balizado pelas contribuições teórico-metodológicas de Perelman e Olbrechts-Tyteca, complementadas pelos aportes de Meyer, autores do campo da argumentação. A principal conclusão é a de que, entre os sujeitos pesquisados, a heteronomia predomina sobre a autonomia, sugerindo que a visão de ética assume um perfil conservador.

Palabras clave : Visão de Ética; Ensino Fundamental; Argumentação; Heteronomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )