SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Ensino de filosofia e cidadania: uma abordagem a partir de GramsciSignificados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

OLIVEIRA, Renato José de; MENEZES, Andrea Penteado de; ALVES, Cristina Nacif  e  AMARAL, Daniela Patti do. Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.78-96. ISSN 2176-6681.

Retrata estudo de caso feito em uma escola pública municipal, no Rio de Janeiro, a respeito da visão de ética dos alunos de oitavo e nono anos. O objetivo foi traçar um perfil que sirva de orientação para investigações posteriores que tenham como objeto o trabalho com a ética no ensino fundamental. O estudo foi balizado pelas contribuições teórico-metodológicas de Perelman e Olbrechts-Tyteca, complementadas pelos aportes de Meyer, autores do campo da argumentação. A principal conclusão é a de que, entre os sujeitos pesquisados, a heteronomia predomina sobre a autonomia, sugerindo que a visão de ética assume um perfil conservador.

Palavras-chave : Visão de Ética; Ensino Fundamental; Argumentação; Heteronomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )