SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Ética na visão de mundo de alunos do ensino fundamental: o caso de uma escola pública municipalCenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GUSMAO, Joana Buarque. Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.100-124. ISSN 2176-6681.

Compartilha resultados de pesquisa pautada pelo seguinte problema de investigação: “O que está em jogo nas noções de qualidade da educação para alguns dos principais atores sociais do campo educacional?” A partir da delineação de uma arena composta por atores sociais situados no Estado, na sociedade civil e em organismos multilaterais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com seus integrantes, abordando perguntas relativas às razões de a qualidade da educação estar em pauta, à concepção de qualidade e às disputas subjacentes à noção. Concluiu-se que está em jogo nas noções de qualidade da educação a redução das desigualdades educacionais, vista por dois prismas: 1) a elevação do desempenho dos estudantes nas provas de larga escala; e 2) a garantia de condições de ensino que conduzam a uma formação ampla dos estudantes.

Palavras-chave : Qualidade da Educação; Educação Escolar; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )