Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
COELHO, Cristina Lucia Maia. Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.125-149. ISSN 2176-6681.
Analisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições macrossistêmicas.
Palavras-chave : Inclusão; Alunos com Necessidades Educativas Especiais; Intervenção Psicopedagógica.