SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileiraArranjos institucionais entre o poder público municipal e instituições privadas para oferta de vagas na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

COELHO, Cristina Lucia Maia. Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.125-149. ISSN 2176-6681.

Analisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições macrossistêmicas.

Palavras-chave : Inclusão; Alunos com Necessidades Educativas Especiais; Intervenção Psicopedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )