SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileiraConsumo da refeição escolar na rede pública municipal de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

OLIVEIRA, Jaqueline dos Santos  e  BORGHI, Raquel Fontes. Arranjos institucionais entre o poder público municipal e instituições privadas para oferta de vagas na educação infantil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.150-167. ISSN 2176-6681.

Apresenta um mapeamento das parcerias/convênios entre o poder público municipal e a esfera privada para a oferta de vagas na educação infantil nos municípios paulistas grandes. O estudo permitiu identificar diferentes arranjos institucionais entre o poder público municipal e as instituições privadas, em que 30, dos 54 municípios paulistas grandes, recorrem ao atendimento conveniado como forma de atender a demanda local, inclusive com instituições de finalidade lucrativa, diferenciando-se das tradicionais formas de convênios instituídas na educação infantil. O texto baseia-se na análise de literatura sobre a temática e os dados coletados durante a pesquisa, a partir de contatos telefônicos direto com os gestores municipais, sites oficiais dos municípios e sites governamentais.

Palavras-chave : Educação Infantil; Parcerias Público-Privadas; Oferta de Vagas; Convênios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )