SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Arranjos institucionais entre o poder público municipal e instituições privadas para oferta de vagas na educação infantilO ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MOTA, Cristiane Herbst; MASTROENI, Silmara Salete de Barros Silva  e  MASTROENI, Marco Fabio. Consumo da refeição escolar na rede pública municipal de ensino. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.168-184. ISSN 2176-6681.

O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de alunos que fazem a refeição no domicílio, antes de se deslocarem para a escola, ou que consomem a que é oferecida pela própria escola. Participaram alunos de 1ª a 4ª série da Rede Pública Municipal de Ensino de Canoinhas-SC. A maioria dos alunos investigados foi do sexo masculino (53,6%), de escolas da área urbana (63,8%), e 91,0% declararam fazer a refeição no domicílio, antes de se deslocar à escola. A maioria (95,7%) dos alunos afirmou consumir a refeição oferecida pela escola diariamente no intervalo escolar, mas 77,3% efetivamente a consumiram. O principal motivo para o não consumo da refeição oferecida pela escola foi o fato de trazerem lanche de casa. Os resultados obtidos foram considerados positivos quando comparados a outros estudos realizados no País. No entanto, outras pesquisas devem ser realizadas, incluindo-se, também, as demais séries do ensino fundamental.

Palavras-chave : Alimentação Escolar; Ensino Fundamental; Merenda Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )