Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
On-line version ISSN 2176-6681
Abstract
CURI, Edda; SANTOS, Cintia Aparecida Bento dos and RABELO, Marcia Helena Marques. Procedimentos de resolução de alunos de 5º ano revelados em itens do Saeb com relação ao Sistema de Numeração Decimal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.211-231. ISSN 2176-6681.
Tem por finalidade apresentar alguns resultados de pesquisa realizada no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com financiamento da Capes, sobre as aprendizagens e as dificuldades de alunos de 5º ano das redes públicas estadual e municipal de São Paulo em relação ao Sistema de Numeração Decimal (SND). A pesquisa tomou por base os resultados do Saeb das escolas envolvidas e, levando em consideração estudos de teóricos que discutem o ensino do SND, analisou os dados qualitativa e quantitativamente. Entre os resultados, destacam os autores que nosso sistema de escrita numérica apresenta características próprias nem sempre incorporadas pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Keywords : Sistema de Numeração Decimal; Avaliações Externas; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.