SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docenteA constituição dos sujeitos e a produção de conhecimentos: pontuações acerca da pesquisa sobre o livro didático de história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CURI, Edda; SANTOS, Cintia Aparecida Bento dos  y  RABELO, Marcia Helena Marques. Procedimentos de resolução de alunos de 5º ano revelados em itens do Saeb com relação ao Sistema de Numeração Decimal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.211-231. ISSN 2176-6681.

Tem por finalidade apresentar alguns resultados de pesquisa realizada no âmbito do Projeto Observatório da Educação, com financiamento da Capes, sobre as aprendizagens e as dificuldades de alunos de 5º ano das redes públicas estadual e municipal de São Paulo em relação ao Sistema de Numeração Decimal (SND). A pesquisa tomou por base os resultados do Saeb das escolas envolvidas e, levando em consideração estudos de teóricos que discutem o ensino do SND, analisou os dados qualitativa e quantitativamente. Entre os resultados, destacam os autores que nosso sistema de escrita numérica apresenta características próprias nem sempre incorporadas pelos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Palabras clave : Sistema de Numeração Decimal; Avaliações Externas; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )