SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236A constituição dos sujeitos e a produção de conhecimentos: pontuações acerca da pesquisa sobre o livro didático de históriaPercursos de um grupo de pesquisa formação: tensões e (re) construções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Políticas socioculturais brasileiras e os interesses formativos do Programa Cultura Viva. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.249-274. ISSN 2176-6681.

Visa compreender a emergência e a operatividade de políticas formativas de natureza sociocultural cujo objetivo parece situar-se na dinamização de novos ordenamentos sociais, econômicos e políticos, mas, concomitantemente, associados a ações centradas na formação dos atores sociais. Tomou-se o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, como experiência analítica privilegiada, a partir de duas estratégias metodológicas: a revisão de seus pressupostos políticos e o acompanhamento desta política em um município brasileiro. Por fim, interpretou-se que estas ações são orientadas por um desejo pedagógico de mobilizar experiências de educação patrimonial, onde a cultura local torna-se conteúdo e prática escolar, ao mesmo tempo que se visibilizou a circulação de pedagogias voltadas à reconstrução de narrativas de sentido social e ao reconhecimento político das produções identitárias locais.

Palavras-chave : Políticas Culturais; Formação Cultural; Identidade; Educação Patrimonial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )