SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Políticas socioculturais brasileiras e os interesses formativos do Programa Cultura VivaApreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins  y  NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. Percursos de um grupo de pesquisa formação: tensões e (re) construções. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.275-298. ISSN 2176-6681.

Apresenta reflexões sobre os desafios enfrentados no desenvolvimento de uma pesquisa-formação que investigou professores da educação básica e seus processos de aprendizagem da docência. Examinam-se as tensões e reconstruções da pesquisa e os principais conceitos que balizaram o trabalho do grupo: formação docente, pesquisa-formação, metarreflexão e narrativas de vida. Discutem-se as dificuldades desse tipo de pesquisa e as possibilidades de mudanças paradigmáticas que propiciem um processo de construção de um caminho possível para uma nova escola e um novo professor.

Palabras clave : Formação Docente; Pesquisa-Formação; Narrativas de Vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )