SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Políticas socioculturais brasileiras e os interesses formativos do Programa Cultura VivaApreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins  e  NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. Percursos de um grupo de pesquisa formação: tensões e (re) construções. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.275-298. ISSN 2176-6681.

Apresenta reflexões sobre os desafios enfrentados no desenvolvimento de uma pesquisa-formação que investigou professores da educação básica e seus processos de aprendizagem da docência. Examinam-se as tensões e reconstruções da pesquisa e os principais conceitos que balizaram o trabalho do grupo: formação docente, pesquisa-formação, metarreflexão e narrativas de vida. Discutem-se as dificuldades desse tipo de pesquisa e as possibilidades de mudanças paradigmáticas que propiciem um processo de construção de um caminho possível para uma nova escola e um novo professor.

Palavras-chave : Formação Docente; Pesquisa-Formação; Narrativas de Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )