SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número236Percursos de um grupo de pesquisa formação: tensões e (re) construções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de  e  OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.299-322. ISSN 2176-6681.

Pretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo.

Palavras-chave : Sentidos; Núcleos de Significação; Psicologia Sócio-Histórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )