SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 issue237O impacto da pobreza no Ideb: um estudo multinívelContribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ORTIGAO, Maria Isabel Ramalho  and  AGUIAR, Glauco Silva. Repetência escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: evidências a partir dos dados da Prova Brasil 2009. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.364-389. ISSN 2176-6681.

Apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre a repetência escolar de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Usando os dados dos estudantes do 5º ano avaliados na Prova Brasil 2009, em Matemática, programou-se um modelo de regressão logística (modelo de risco à reprovação) para investigar quais características dos alunos e de suas famílias estão associadas à repetência. Verificou-se no estudo que os meninos são mais propensos à repetição em Matemática do que as meninas e que cursar a pré-escola, fazer os deveres de casa e ter apoio da família nos estudos são importantes fatores associados à diminuição do risco de repetência nesse nível de ensino.

Keywords : Repetência; Avaliação em Matemática; Prova Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )