Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
FREITAG, Raquel Meister Ko; ALMEIDA, Ayane Nazarela Santos y ROSARIO, Mônica Maria Soares. Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.390-416. ISSN 2176-6681.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de habilidades de alfabetização e letramento que, assim como outros instrumentos avaliativos, apresenta limitações e incompletudes que podem prejudicar a abrangência dos resultados encontrados. No intuito de colaborar para o aprimoramento desse instrumento, apresentamos a análise de três aspectos relacionados à concepção e elaboração da Provinha Brasil: a avaliação da competência narrativa dos alfabetizandos, o tratamento da variação linguística e a formação do professor alfabetizador.
Palabras clave : Provinha Brasil; Competência Narrativa; Competência Sociolinguística; Formação Docente.