SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número237Repetência escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: evidências a partir dos dados da Prova Brasil 2009O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FREITAG, Raquel Meister Ko; ALMEIDA, Ayane Nazarela Santos  y  ROSARIO, Mônica Maria Soares. Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.390-416. ISSN 2176-6681.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de habilidades de alfabetização e letramento que, assim como outros instrumentos avaliativos, apresenta limitações e incompletudes que podem prejudicar a abrangência dos resultados encontrados. No intuito de colaborar para o aprimoramento desse instrumento, apresentamos a análise de três aspectos relacionados à concepção e elaboração da Provinha Brasil: a avaliação da competência narrativa dos alfabetizandos, o tratamento da variação linguística e a formação do professor alfabetizador.

Palabras clave : Provinha Brasil; Competência Narrativa; Competência Sociolinguística; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )