SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número237Repetência escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: evidências a partir dos dados da Prova Brasil 2009O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

FREITAG, Raquel Meister Ko; ALMEIDA, Ayane Nazarela Santos  e  ROSARIO, Mônica Maria Soares. Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.390-416. ISSN 2176-6681.

Provinha Brasil is a Brazilian diagnostic assessment of literacy skills that is as limited and incomplete as any other evaluation instrument. This fact can make the results less effective. Thus, in order to contribute to the improvement of the test, we present an analysis of three aspects related to the design and development of Provinha Brazil: the evaluation of narrative competence, the treatment of linguistic variation and the formation of literacy teachers.

Palavras-chave : Provinha Brasil; Narrative Competence; Sociolinguistic Competence; Teachers Formation.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )