SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 issue237Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciaisRemuneração inicial dos professores das redes municipais do Paraná no contexto municipal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

VIGGIANO, Esdras  and  MATTOS, Cristiano. O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileiras. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.417-438. ISSN 2176-6681.

Ao resgatar o caráter diagnóstico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), investiga e compara o desempenho dos estudantes de cada uma das regiões geográficas do Brasil no exame realizado em 2010 para cada uma das áreas do conhecimento que o integram: Redação; Ciências da Natureza; Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; e Matemática. Para a investigação, utilizamos os microdados disponibilizados pelo Ministério da Educação os quais foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados apontam três grupos de desempenho: superior (Sul e Sudeste); médio (Centro-Oeste); e inferior (Norte e Nordeste). Todas as áreas apresentaram baixo desempenho - inferiores a 58% -, entretanto, na prova de Redação verificou-se o oposto em relação à de Linguagens quando comparadas as regiões.

Keywords : Exame Nacional do Ensino Médio; Desempenho; Áreas de Conhecimento; Avaliação de Larga Escala.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )