SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número237O desempenho de estudantes no Enem 2010 em diferentes regiões brasileirasPráticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SUBIRA, Juliana Aparecida Alves. Remuneração inicial dos professores das redes municipais do Paraná no contexto municipal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.439-473. ISSN 2176-6681.

Nas últimas décadas, a questão da remuneração dos professores tem perpassado as políticas educacionais como expressão da valorização docente, constituindo, este artigo, o resultado do cotejamento das políticas educacionais nacionais, inclusive as municipais, pertinentes à remuneração dos professores. O período proposto para a investigação abrange os anos de 1996 a 2010. Por meio dos dados coletados, construiu-se um panorama da configuração da remuneração inicial dos professores do magistério público no Paraná, no contexto socioeconômico dos municípios selecionados, constatando-se discrepâncias na remuneração inicial praticada entre diversos municípios e semelhanças entre os municípios mais ricos, que possuem as maiores remunerações iniciais.

Palavras-chave : Políticas Públicas em Educação; Remuneração dos Professores; Municípios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )