SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 issue237Remuneração inicial dos professores das redes municipais do Paraná no contexto municipalFormação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para municípios com baixo Ideb author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CURI, Edda. Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.474-500. ISSN 2176-6681.

Analisa práticas e reflexões de professoras que participam de um grupo colaborativo no âmbito do Projeto Observatório da Educação, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Destaca a constituição do grupo, as ações desenvolvidas, as reflexões das professoras e as considerações que permitem avançar nos processos de ensino de Matemática e formação de professores. Examina cadernos de registros das professoras, atas de memória do grupo e depoimentos e apresenta a análise desse conteúdo, pela perspectiva de Bardin. Conclui ter havido avanços significativos nas práticas, pois o trabalho em grupo favoreceu o processo reflexivo das professoras sobre sua prática e seu desenvolvimento profissional, embora ainda existam fragilidades em algumas reflexões.

Keywords : Prática Pedagógica; Desenvolvimento Profissional; Grupo Colaborativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )