SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número237Remuneração inicial dos professores das redes municipais do Paraná no contexto municipalFormação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para municípios com baixo Ideb índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CURI, Edda. Práticas e reflexões de professoras numa pesquisa longitudinal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.474-500. ISSN 2176-6681.

Analisa práticas e reflexões de professoras que participam de um grupo colaborativo no âmbito do Projeto Observatório da Educação, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Destaca a constituição do grupo, as ações desenvolvidas, as reflexões das professoras e as considerações que permitem avançar nos processos de ensino de Matemática e formação de professores. Examina cadernos de registros das professoras, atas de memória do grupo e depoimentos e apresenta a análise desse conteúdo, pela perspectiva de Bardin. Conclui ter havido avanços significativos nas práticas, pois o trabalho em grupo favoreceu o processo reflexivo das professoras sobre sua prática e seu desenvolvimento profissional, embora ainda existam fragilidades em algumas reflexões.

Palavras-chave : Prática Pedagógica; Desenvolvimento Profissional; Grupo Colaborativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )