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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Lenir Maristela; BRIZOLLA, Francéli  e  SILVA, Luiz Everson da. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências da UFPR Litoral: desafios e possibilidades para uma formação emancipatória. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.524-541. ISSN 2176-6681.

A crítica aos currículos fragmentados em disciplinas tem sido recorrente em inúmeras publicações nacionais. A dificuldade para a implantação de currículos não disciplinares nos cursos de ensino superior em universidades estabelecidas há décadas esbarra, principalmente, nas relações de poder dentro das universidades. O setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz parte do plano de expansão das instituições brasileiras de ensino superior e, assim, marcou seu início com o desafio de fazer diferente, ou seja, atuar com currículos não disciplinares. Nesse sentido, apresentamos detalhadamente o projeto pedagógico do curso de licenciatura em Ciências construído ao longo dos quatro anos de sua existência.

Palavras-chave : Currículo; Desenvolvimento Regional; Ensino Superior.

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