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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SANTOS, Hélio; SOUZA, Marcilene Garcia de  e  SASAKI, Karen. O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.542-563. ISSN 2176-6681.

Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de “subproduto social” deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das “cotas raciais” não preenchidas para as “cotas sociais”.

Palavras-chave : Ação Afirmativa; Educação Superior Pública; Cotas Raciais; Cotas Sociais.

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