SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número237O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do BrasilPolíticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

TERUYA, Teresa Kazuko; WALKER, Maristela Rosso; NICACIO, Marcondes de Lima  y  PINHEIRO, Maria Joana Manaitá. Classes multisseriadas no Acre. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.564-584. ISSN 2176-6681.

Analisa o ensino multisseriado de uma escola localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, onde as aulas do 1º ao 5º ano são ofertadas numa mesma sala. Realizamos entrevistas, observações in loco e análise documental para verificar se a disposição da sala de aula, em fila por série, prejudica a aprendizagem e para identificar as dificuldades dos alunos no ensino multisseriado. Refletimos sobre a educação rural, o ensino multisseriado e a mediação docente para trabalhar conceitos e conteúdos diversos desde a alfabetização até o 5º ano do ensino fundamental, na perspectiva histórica e cultural. Concluímos que existem possibilidades de aprendizagem nos modelos multisseriados de ensino, mas há lacunas, apesar de o professor se desdobrar para ensinar e produzir conhecimento nas salas multisseriadas.

Palabras clave : Escola Multisseriada; Formação de Professores; Mediação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )