SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 issue237Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básicaReflexões a respeito do uso da modelagem matemática em aulas nos anos iniciais do ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GAUTERIO, Vanda Leci Bueno  and  RODRIGUES, Sheyla Costa. Os ambientes de aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.603-618. ISSN 2176-6681.

Estudo sobre como se ensina e se aprende, a partir do olhar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública que articula seu fazer pedagógico em Ambientes de Aprendizagem. Relatos escritos foram coletados no decorrer das atividades e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia. Os discursos evidenciam mudanças no ensinar e no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas, pois agora têm liberdade para levantar, dialogar com os colegas e usar o material didático disponível, e destacam que a ação docente está mais acolhedora e que os alunos acreditam em uma grande mudança na educação.

Keywords : Ambientes de Aprendizagem; Aprender; Ensinar; Discurso Coletivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )