SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número237Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básicaReflexões a respeito do uso da modelagem matemática em aulas nos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GAUTERIO, Vanda Leci Bueno  e  RODRIGUES, Sheyla Costa. Os ambientes de aprendizagem possibilitando transformações no ensinar e no aprender. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.237, pp.603-618. ISSN 2176-6681.

Estudo sobre como se ensina e se aprende, a partir do olhar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública que articula seu fazer pedagógico em Ambientes de Aprendizagem. Relatos escritos foram coletados no decorrer das atividades e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia. Os discursos evidenciam mudanças no ensinar e no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas, pois agora têm liberdade para levantar, dialogar com os colegas e usar o material didático disponível, e destacam que a ação docente está mais acolhedora e que os alunos acreditam em uma grande mudança na educação.

Palavras-chave : Ambientes de Aprendizagem; Aprender; Ensinar; Discurso Coletivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )