SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número238Indicadores de qualidade do ensino fundamental: o uso das tecnologias de mineração de dados e de visões multidimensionais para apoio à análise e definição de políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

TORRES, Carlos Alberto. The secret adventures of order: globalization, education and transformative social justice learning. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.661-676. ISSN 2176-6681.

Existem diversas definições de globalização ou, talvez mais precisamente, pode-se dizer que há muitas globalizações. Ao discutir as quatro faces da globalização - globalização por cima, globalização por baixo, globalização dos direitos humanos e a globalização da guerra contra o terrorismo, - e seus impactos na educação e na aprendizagem, este artigo propõe uma análise da globalização neoliberal e de como reformas baseadas em competição afetaram a política educacional nos Estados Unidos desde o jardim de infância ao ensino médio, e no ensino superior. Essas reformas são caracterizadas por esforços em se criar padrões de desempenho mensuráveis a partir de extensivos testes padronizados (o movimento por novos padrões e “accountability ”); pela introdução de novos métodos de ensino e aprendizagem, que trazem a expectativa de um melhor desempenho a um baixo custo (por exemplo, a universalização de livros didáticos); e por melhoras na seleção e no treinamento de professores. Reformas baseadas em competição no ensino superior tendem a adotar uma orientação vocacional e a refletir o ponto de vista de que faculdades e universidades existem largamente para servir ao bem-estar econômico de uma sociedade. A privatização é o esforço final principal por reforma ligado à globalização neoliberal e, talvez, o mais dominante. Como alternativa, o artigo proporciona introspecções às possibilidades de se empregar o conceito de marginalidade como um construto central para um modelo de aprendizagem para a transformação e justiça social. Ao seguir a inspiração de Paulo Freire, defendo que a aprendizagem para a transformação e justiça social seja uma prática social, política e pedagógica que ocorrerá quando as pessoas alcançarem um entendimento mais profundo, rico, com mais texturas e nuances de si próprias e de seu mundo.

Palavras-chave : Globalizações; Neoliberalismo; Cidadania Global; Paulo Freire; Teoria da Marginalidade; Democracias Cosmopolitas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )