SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número238The secret adventures of order: globalization, education and transformative social justice learningA hegemonia às avessas no Programa Mais Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

NAMEN, Anderson Amendoeira; BORGES, Sonia Xavier de Almeida  e  SADALA, Maria da Glória Schwab. Indicadores de qualidade do ensino fundamental: o uso das tecnologias de mineração de dados e de visões multidimensionais para apoio à análise e definição de políticas públicas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.677-700. ISSN 2176-6681.

O Ministério da Educação (MEC) possui bases de dados contendo milhões de registros de alunos, professores, diretores e escolas do ensino fundamental. Muitas vezes essas bases não são exploradas em toda a sua potencialidade, devido ao grande volume de dados envolvido e às dificuldades inerentes ao tratamento dessas informações. Este artigo apresenta o potencial de algumas tecnologias de descoberta de conhecimento aplicadas às bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São expostos os conceitos de visão multidimensional e de mineração de dados e apresentam-se as possibilidades de uso dessas ferramentas, que propiciam agilidade e facilidade na obtenção de indicadores de qualidade. São apresentados e discutidos alguns indicadores relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, obtidos por intermédio das tecnologias mencionadas.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Ensino de Língua Portuguesa; Sistemas de Apoio à Decisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )