SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número238A hegemonia às avessas no Programa Mais EducaçãoEnsino médio para todos: oportunidades e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CATELLI JR, Roberto; GISI, Bruna  e  SERRAO, Luis Felipe Soares. Encceja: cenário de disputas na EJA. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.721-744. ISSN 2176-6681.

Com base no levantamento de documentos e da bibliografia existente, na análise de dados quantitativos e entrevistas qualitativas com gestores públicos, o artigo discute o processo de criação e implementação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em um cenário de disputas políticas sobre os caminhos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil a partir de 2002. Sistematiza informações existentes sobre o Encceja e utiliza os dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na perspectiva de contribuir para o debate público sobre o tema da certificação na EJA.

Palavras-chave : Certificação de Competências; Educação de Jovens e Adultos; Encceja.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )