SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 issue238Encceja: cenário de disputas na EJAPráticas de leitura no ensino médio: o Pibid de letras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LIMA, Leonardo Claver Amorim  and  GOMES, Candido Alberto. Ensino médio para todos: oportunidades e desafios. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.745-769. ISSN 2176-6681.

A pesquisa longitudinal de microdados de Censos da Educação Básica investigou o fluxo para o ensino médio de discentes do último ano do ensino fundamental na coorte 2008-2009. Verificou relações de associação entre a não promoção para o ensino médio e o pertencimento ao sexo masculino, a matrícula em escolas públicas, a residência no Norte ou Nordeste e a distorção idade-série. Destaca-se também a influência dessas variáveis na não aprovação em 2008, ratificando estudos transversais que apontaram óbices à conclusão do ensino fundamental, a despeito da relativa universalização do acesso. Ultrapassado o primeiro filtro, acompanhando os elegíveis para o ensino médio, a análise encontrou relações significativas entre as mesmas variáveis, notadamente a faixa etária, e a situação educacional da coorte em 2009.

Keywords : Pesquisa Longitudinal; Fluxo de Estudantes; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Fracasso Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )