Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
On-line version ISSN 2176-6681
Abstract
LIMA, Leonardo Claver Amorim and GOMES, Candido Alberto. Ensino médio para todos: oportunidades e desafios. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.745-769. ISSN 2176-6681.
A pesquisa longitudinal de microdados de Censos da Educação Básica investigou o fluxo para o ensino médio de discentes do último ano do ensino fundamental na coorte 2008-2009. Verificou relações de associação entre a não promoção para o ensino médio e o pertencimento ao sexo masculino, a matrícula em escolas públicas, a residência no Norte ou Nordeste e a distorção idade-série. Destaca-se também a influência dessas variáveis na não aprovação em 2008, ratificando estudos transversais que apontaram óbices à conclusão do ensino fundamental, a despeito da relativa universalização do acesso. Ultrapassado o primeiro filtro, acompanhando os elegíveis para o ensino médio, a análise encontrou relações significativas entre as mesmas variáveis, notadamente a faixa etária, e a situação educacional da coorte em 2009.
Keywords : Pesquisa Longitudinal; Fluxo de Estudantes; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Fracasso Escolar.