SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 issue238Ensino médio para todos: oportunidades e desafiosO ensino superior indígena como política pública: elementos para a construção de um modelo metodológico de avaliação e comparação de experiências locais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

NEITZEL, Adair Aguiar; PAREJA, Cleide Jussara Muller  and  HOCHMANN, Serenita. Práticas de leitura no ensino médio: o Pibid de letras. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.770-794. ISSN 2176-6681.

Analisa quais estratégias de leitura os licenciandos de Letras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) desenvolveram no decorrer do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), quais concepções dão sustentação a essas estratégias e como elas colaboram para a formação de leitores no ensino médio, em duas escolas da rede pública estadual de Santa Catarina, na cidade de Itajaí. O instrumento de coleta de dados foram os portfólios produzidos pelos licenciandos durante o desenvolvimento do projeto, postados no ambiente virtual da instituição executante, denominado Sophia. Foram analisadas cinco estratégias de leitura que se mostraram alinhadas com a concepção de literatura fruitiva, a qual concebe o texto como objeto a ser fruído, apreciado, preservando sua função estética.

Keywords : Pibid; Estratégias de Ensino; Formação de Leitores; Literatura; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )